Filtro de Particulas (DPF)

 

Um filtro de partículas diesel, às vezes chamado de DPF ou FAP, é um dispositivo acoplado no sistema de escape à saída do motor  e  tem como função primordial reduzir a emissão de gases poluentes para a atmosfera. É composto por um miolo de material poroso, resistente a altas temperaturas, que deixa passar os gases mas retém as perigosas partículas de fuligem provocadas pela combustão do gasóleo. Este filtro armazena as partículas perigosas no seu interior para depois as queimar quando estiver cheio, ou seja, para depois efetuar a regeneração.

Os percursos urbanos frequentes e uma condução citadina fazem com que o filtro de partículas comece a ficar obstruído com mais frequência.

Para o filtro poder efetuar a sua regeneração (queimar as partículas excedentes) devem estar reunidas determinadas condições, para tal, deve existir um aquecimento do motor e verificar-se uma rotação e velocidade médias (aproximadamente às 2500 rpm e 120 km/h). Caso estas condições se verifiquem o veículo consegue efetuar a regeneração do FAP de forma autónoma e invisível ao condutor, ficando o filtro “limpo”. Em muitos veículos, se não existirem as condições adequadas para a regeneração autónoma, uma luz de alerta ou uma mensagem poderão surgir no painel de instrumentos, para incitar o condutor a proporcionar as condições de condução necessárias à regeneração autónoma.

Quando o FAP atinge níveis de obstrução mais elevados e a sua regeneração mecânica não é possível, o FAP continua o processo de enchimento, funcionando agora como um bloqueador na linha de escape. As performances do veículo são fortemente afetadas, como alerta para o condutor acendem simultaneamente as luzes do FAP e do motor no painel de instrumentos.

A partir deste momento o motor não tem capacidade de restaurar o FAP e o veículo entra e “safe mode” e verifica-se a necessidade de se proceder a uma intervenção manual que costuma passar pela substituição do FAP.

Para evitar a troca do FAP é possível efetuar uma limpeza com material de depuração específico, sendo que, 80% das situações evita a aquisição de um novo.

Na KFZ temos todo o material de limpeza necessário à intervenção mecânica para regeneração do FAP, evitando assim, sempre que possível, a sua substituição.

 

Liquido de limpeza do filtro de partículas

 

Pistola de aplicação do liquido de limpeza